O mercado cresceu e oferece uma grande variedade de modelos e marcas.
Saiba quais são as tecnologias existentes, como medir a resolução de um painel de LED, o que é uma medida real e uma medida virtual, as diferenças básicas entre os principais fabricantes e dicas para obter a melhor visualização.
Tecnologias
Dentre os painéis de LED existentes no mercado, duas tecnologias diferentes de encapsulamento do LED identificam se o painel é INDOOR ou OUTDOOR. São as tecnologias SMD e Oval LED.
Os painéis INDOOR são sempre caracterizados pela tecnologia SMD, que pode ser apresentada de duas formas: 3 em 1 (tree in one) e 1 em 1 (one in one); e os painéis OUTDOOR, pela tecnologia Oval LED.
Como identificar a resolução de um painel de LED
O que caracteriza a definição de um painel de LED é a sua resolução, dada pela distância do centro de um pixel ao centro de outro pixel. Essa distância é que define se o painel de LED é de 40, 16, 10 ou 7.62mm, por exemplo.
A melhor forma de medir a distância entre os centros de cada pixel ainda é com uma régua comum (!...). No entanto, a localização do centro do pixel da tecnologia SMD é um pouco diferente da Oval LED. Portanto, é essencial saber localizá-los para poder medir sem erro a distância entre eles.
Real X Virtual
O Painel de LED mais comercializado no Brasil é o de 16mm Oval LED. Com freqüência, esse painel é oferecido para o mercado com a resolução de 8mmV. Essa prática acontece porque a resolução do painel de 16mm pode ser alterada, por meio de software.
O “V” identifica que o ganho apresentando pela alteração por meio de software da resolução de 16mm para 8mmV é virtual (de 25 a 30%).
A resolução virtual é sempre a alteração de uma resolução real, aquela que pode ser medida pela distância entre os centros de cada pixel. No Brasil, os modelos mais comercializados que possibilitam a alteração de real para virtual são os de 16, 25 e 26mm Oval LED.
Principais Fabricantes
Nos últimos três anos, a China vem se destacando como um dos principais fabricantes de painéis de LED no mundo. Exemplo disso, é que fabricantes como EUA, Itália, Bélgica, Alemanha e Japão, considerados os principais, produzem suas peças (LED, driver, sinal, fonte, gabinete) na China e depois levam os componentes para o painel ser montado em suas sedes. Podemos então considerar que o equipamento chinês é o que apresenta, hoje, o melhor custo benefício, já que os painéis de todos os fabricantes se equivalem.
A única desvantagem do painel de LED chinês é que o processamento não é independente, ou seja, é necessária uma plataforma de PC para se trabalhar com o equipamento. Ao contrário dos outros fabricantes, que disponibilizam painéis com um processamento independente, eliminando o risco de qualquer tipo de vírus.
Melhor visualização
Para saber a que distância uma imagem pode ser vista nitidamente, basta saber a resolução do painel de LED, pois a imagem de um painel com a resolução 30mm fica perfeita quando visualizada a uma distância de 30m; a imagem de uma painel de 16mm, quando vista à 16m de distância e assim por diante.
Se o objetivo é contratar um painel de LED para transmissão de um vídeo, o ideal é associar o pixel da imagem ao pixel do painel de LED. Por exemplo, um painel de LED de 16mm com 10 módulos de largura por 10 módulos de altura, geralmente possui a resolução 640 X 480 pixels - A resolução de um painel de LED é definida a partir da resolução do módulo, que pode variar de fabricante para fabricante.
A produção de um vídeo para exibição em painéis de LED tem os seus segredos. Por isso, a contratação de uma produtora com expertise nesse tipo de job é recomendável.
Saiba mais