Locadora rentech

contato@locadorarentech.com.br / 11 2218-1114 | 2905-2275

Icone Youtube Icone Facebook Icone Twitter Simulador

A TV inteligente e os selfies do futuro

Há quase exatamente dois anos o conceituadíssimo Grupo Gartner previa que quase 85% das televisões de tela plana fabricadas em 2016 serão “inteligentes”. Agora, o mesmo Grupo Gartner prevê que no ano seguinte, 2017, a transmissão de vídeo ao vivo pelos usuários será um evento tão corriqueiro que os vídeos pessoais ocuparão o lugar dos autorretratos, os populares “selfies”.

Acontece que esta tendência deve se difundir. Em breve haverá no mercado um número surpreendente grande dos chamados dispositivos domésticos conectados (ou “inteligentes”), que irão desde controles de temperatura ambiente doméstica até gerenciadores de estoque de geladeiras e tais. Sua presença caracterizará uma “residência conectada” e quase todos manterão uma interessante relação com os televisores.

De acordo com o relatório, em 2017 o domínio do mercado de TVs pelos televisores inteligentes, ou seja, pelos aparelhos conectados à Internet, será tão grande que ocorrerá com eles algo parecido com o que ocorreu com os telefones celulares, que durante muitos anos serviram apenas para sustentar comunicações por voz e hoje esta função foi de longe superada pelos novos e amplos recursos neles incluídos. Se duvida, passe a reparar no número de vezes que você usa o seu telefone esperto, anote a finalidade para a qual ele foi usado em cada uma e verifique em quantas delas você recorreu a ele para cumprir a singela função elementar de um telefone: falar com alguém. Nos televisores esta tendência se manifestará fazendo deles o centro de controle dos demais dispositivos domésticos conectados acima citados. E, certamente, o uso das TVs inteligentes para cumprir esta função superará de longe seu uso como mero aparelho de entretenimento.

Isto porque, ainda segundo a pesquisa, em 2018 espera-se que 76% dos aplicativos de uma “residência conectada” sejam acessados e comandados via TVs inteligentes, que estão rapidamente deixando de serem produtos de luxo e se deslocando para o mercado de consumo de massa. Hoje, o grande televisor de tela plana e alta definição ocupa o lugar de honra na sala de visitas de 25% dos lares americanos e 32% dos alemães. Mas em 2018 esta porcentagem deverá crescer para cerca de 87% do mercado mundial, o que tornará as TVs inteligentes dispositivos comuns na maioria dos domicílios do planeta.

Sobre o assunto, Fernando Elizaide, principal analista de pesquisas do Gartner, afirma: “A despeito da lentidão do ciclo de troca de aparelhos de TV, a penetração das TVs Inteligentes está crescendo rapidamente. Elas já são o ponto central de entretenimento de lares conectados. Estes dispositivos podem funcionar como pontos de acesso para o controle e gerenciamento de outros dispositivos domésticos conectados. Programas de controle e monitoramento de câmaras de vigilância, fechaduras de segurança, termostatos e outros dispositivos domésticos conectados são apenas alguns exemplos dos diversos aplicativos para domicílios conectados que podem ser controlados através da TV Inteligente”.

Mas esta evolução não será livre de tropeços. Um deles será a falta de padronização. Pois no momento a maior dificuldade enfrentada pelos fabricantes de dispositivos conectados e pelos desenvolvedores de seus aplicativos de controle é a fragmentação das plataformas de TVs Inteligentes, e este estado de coisas ainda deverá perdurar por algum tempo. A exceção, naturalmente, são os aplicativos ligados à mídia e ao entretenimento.

Estas dificuldades, porém, deverão ser superadas e a tendência é que, aparadas as arestas, os aplicativos de controle dos dispositivos domésticos conectados poderão ser instalados nos Televisores inteligentes da mesma forma como o são hoje nos telefones espertos e tabletes. E com isto as TVs Inteligentes cumprirão o importante papel de dispositivo central, o centro de controle da residência conectada. O que se tornará cada vez mais óbvio à medida que aumentar a oferta de dispositivos domésticos conectados, tornando-os mais comuns nas residências. Quando isto ocorrer, o fato de poder gerenciá-los de mais de um dispositivo (o chamado “controle em múltiplas telas”) deixará de ser apenas um atrativo adicional e se tornará praticamente obrigatório. Então, as TVs Inteligentes rodarem os aplicativos de controle de dispositivos domésticos conectados será tão comum como é hoje o fato disto ocorrer em tabletes e telefones inteligentes.

Mas nem tudo são flores. Ainda segundo o relatório Gartner, um dos fatores que podem atrasar a adoção plena dos serviços domésticos conectados será seu preço. Porém, provedores desses serviços que cobram uma taxa mensal poderão competir com os que fornecem serviços medidos, o que aumentará a concorrência e tenderá a reduzir os preços. Isto fará com que, diz o relatório Gartner, o preço dos serviços domésticos conectados venha a cair pela metade daqui a quatro anos.

Não é só este custo que tende a baixar. Na medida que crescer o número das “residências inteligentes”, ou “conectadas”, os custos de instalação e dos serviços especializados também deverão se reduzir. Mesmo porque, no mercado americano, já há cadeias de lojas de eletrônica e dispositivos para entretenimento montando departamentos especializados no atendimento e orientação de clientes que desejam eles mesmos instalar e configurar suas plataformas conectadas. O que tenderá a levar os provedores de serviços conectados a oferecer experiências similares a seus usuários.

Sobre isso Jessica Ekholm, diretora de pesquisas do Gartner, afirma: “O mercado de lares conectados mostra os costumeiros sinais de um mercado nascente: baixa penetração, grande interesse demonstrado apenas por entusiastas de tecnologia e preços elevados. Para que seja adotado em massa pelo mercado é preciso que os preços caiam, mas apenas isto não será suficiente. O baixo interesse demonstrado por diversos setores do público também indica que as pessoas comuns ainda não veem as vantagens dos serviços conectados. Adotar uma estratégia que venha a oferecer orientação e assistência de pessoal especializado diretamente nas lojas pode ser a solução para este problema”.

Tudo isto é uma consequência do fato de que a tecnologia que envolve experiências visuais, como o vídeo, vem evoluindo rapidamente e se tornando um meio cada vez mais importante de interagir com os clientes. Sobre isto, declara Brian Blau, diretor de pesquisas do Gartner: “A próxima geração de serviços e produtos para consumidores terá um ponto central em comum e este ponto será o vídeo. Isto significa que o vídeo ao vivo ou outras tecnologias em tempo real serão incorporados a diversos produtos, o que permitirá que seus usuários possam transmitir eventos ao vivo e possibilitará comunicações mais personalizadas, provendo melhor atendimento ao usuário e oferecendo o que há de melhor no que toca a experiência televisiva nas residências conectadas”.

A tendência, portanto, será a substituição da transmissão das imagens estáticas por dinâmicas. Ainda segundo o relatório Gartner, durante o ano de 2014 mais de um trilhão de fotos foram feitas, transmitidas e compartilhadas diariamente (confesso que este foi o ponto do relatório que mais me chamou a atenção: um trilhão de fotos transmitidas diariamente correspondem a mais de 11,5 milhões de fotos transmitidas a cada segundo). E que esta tendência não dá mostras de diminuir. Pois o desenvolvimento e disseminação da tecnologia de transmissão de vídeo em tempo real provavelmente fará com que grande parte destas imagens compartilhadas venham a ser substituídas por vídeo.

Ora, as vantagens da transmissão de vídeo ao vivo quando comparado ao envio de imagens estáticas vão muito além do simples fato de ser um meio de expressão mais rico. Ela pode ser usada, por exemplo, para monitoramento remoto (de bebês, por exemplo, ou de prédios comerciais fora do período de expediente normal). Ou para que médicos possam atender pacientes localizados em lugares remotos. Ou ainda para trabalho colaborativo, com os participantes se comunicando em tempo real. Ou suporte técnico a usuários. Na medida que a tecnologia do vídeo ao vivo se popularizar, juntamente com a popularização das conexões de alta taxa de transmissão (banda larga), ela se mostrará de grande utilidade em um enorme número de contextos.

Inclusive na substituição dos “selfies” por, como direi, “selfies” animados.

O problema é que esta mania de “selfies” tem gerado coisas de um gosto tão duvidoso que eu definitivamente não sei se a substituição será vantajosa.

É esperar para ver.

 

Saiba mais

Como usar a opção do novo Edge para navegar com mais privacidade

Como usar a opção do novo Edge para navegar com mais privacidade

Versão do navegador que utiliza o motor do Chrome conta com um recurso para navegar com mais privacidade na internet

Como habilitar a nova função do Chrome para poupar memória RAM

Como habilitar a nova função do Chrome para poupar memória RAM

Nova função para "congelar abas" do Google Chrome pode fazer o navegador consumir menos memória RAM.

Saiba como escolher o Roteador Ideal!

Saiba como escolher o Roteador Ideal!

Dicas para fazer a compra certa

Painel de LED

Painel de LED

Benefícios do uso

Novo tema claro do Windows 10

Novo tema claro do Windows 10

Como ativar e usar

A botnet Mirai está de volta e ameaça a internet

A botnet Mirai está de volta e ameaça a internet

Veja algumas configurações para você fazer e se manter protegido contra as ameças do botnet Mirai

A diferença entre USB 2.0, 3.0, Tipo-A, Tipo-C e outros formatos e padrões

A diferença entre USB 2.0, 3.0, Tipo-A, Tipo-C e outros formatos e padrões

Tire todas as suas dúvidas sobre os números e letras que acompanham a sigla mais famosa da tecnologia

Como desabilitar a ferramenta de diagnósticos do Windows 10

Como desabilitar a ferramenta de diagnósticos do Windows 10

Recurso habilitado por padrão no Windows 10 pode deixar o seu computador lento. Veja como desabilitá-lo.

O Futuro do Windows

O Futuro do Windows

Conheça o Core OS e o Polaris

Notebook ou desktop?

Notebook ou desktop?

Conheça tudo sobre eles para fazer a melhor escolha

Touchscreen

Touchscreen

Conheça a História

Painel de LED Indoor ou Outdoor

Painel de LED Indoor ou Outdoor

Quais as Diferenças?

Atualizações do Windows

Atualizações do Windows

Microsoft Promete que Próximas Atualizações do Windows Serão mais Rápidas

Copa do Mundo FIFA 2018

Copa do Mundo FIFA 2018

Rússia será a sede da Copa do Mundo 2018!

Conheça Acessórios que Deixam a sua TV Inteligente

Conheça Acessórios que Deixam a sua TV Inteligente

Fire TV Stick, Apple TV, Nvidia Shield TV e Chromecast

Iluminação para Eventos!

Iluminação para Eventos!

Dicas para Você não Errar na Hora de Escolher

Como Limpar a Tela da TV

Como Limpar a Tela da TV

Dicas Úteis para Conservar os Equipamentos!

Rádio Comunicador

Rádio Comunicador

Entenda como o Rádio Comunicador Aumenta a Produtividade de Comunicação em seu Evento

O que é TV 4K?

O que é TV 4K?

Saiba o que é TV 4K, uma TV com resolução quatro vezes maior que a Full HD!

Telas Holográficas

Telas Holográficas

Só Devem ser Realidade Daqui a Cinco Anos

Qual a diferença entre Resolução Nativa e Suportada em um Projetor?

Qual a diferença entre Resolução Nativa e Suportada em um Projetor?

Felizmente entender o que cada um deles significa é um processo bastante simples.

A Importância de uma Boa Sonorização Para seu Evento

A Importância de uma Boa Sonorização Para seu Evento

Fazer um Ambiente com um Som Adequado é Muito Importante no seu Evento

Como transferir arquivos de um PC com Windows para um Mac

Como transferir arquivos de um PC com Windows para um Mac

Migrar do Windows para o Mac é como encarar um mundo completamente diferente!

A Estrutura Box Truss vem fazendo sucesso!

A Estrutura Box Truss vem fazendo sucesso!

Está cada vez mais frequente o uso de Estrutura Box Truss em eventos, além de econômico, deixa o seu evento modernizado.

Aluguel de painel de LED para festas – 5 ideias para uma festa surpreendente!

Aluguel de painel de LED para festas – 5 ideias para uma festa surpreendente!

A angústia de ter que organizar uma festa surpreendente para os convidados é grande. A Rentech é a solução!

Box truss, como utilizar no seu evento?

Box truss, como utilizar no seu evento?

Em quase todo evento existem aquelas estruturas metálicas para suporte de palcos e banners. São chamadas de box truss, saiba como utilizar no seu evento.

TV digital e as mudanças no sinal analógico

TV digital e as mudanças no sinal analógico

A TV Digital aberta é a evolução da TV que todos nós conhecemos. É um novo tipo de sinal de TV gratuito que proporciona uma imagem sem chuviscos e fantasmas e um som sem chiados.

Cinco formas de usar tablets nos seus eventos

Cinco formas de usar tablets nos seus eventos

A utilização de tablets torna sofisticado a interação com o usuário, além de ampliar o caráter digital de seu evento

Utilização do painel de led em exposições

Utilização do painel de led em exposições

Investir em painéis de led é uma forma de chamar atenção e ganhar visibilidade em qualquer evento!

Sonorização de ambiente, por onde começar?

Sonorização de ambiente, por onde começar?

Antes de se pensar em qualquer projeto de sonorização de ambientes, é interessante que analisemos algumas variáveis.

LED na Iluminação

LED na Iluminação

Os LEDs são componentes eletrônicos que geram luz com baixo consumo de energia.

Painéis de LED

Painéis de LED

O mercado cresceu e oferece uma grande variedade de modelos e marcas. Saiba quais as tecnologias existentes.

Tamanhos de Monitores / TV

Tamanhos de Monitores / TV

Trabalhamos com Monitores / TV de 22" á 80"

Tradução Simultânea

Tradução Simultânea

Também conhecida por (Interpretação Simultânea ou Interpretação de Conferência) é o ato de traduzir oralmente.

5 dicas para que a sua TV de LED dure mais

5 dicas para que a sua TV de LED dure mais

LED é a tecnologia que a maioria das pessoas hoje em dia querem para as suas televisões,são bonitas e com uma boa imagem

Video Wall para Casamento e a Importância de Som e Luz

Video Wall para Casamento e a Importância de Som e Luz

Além da preocupação com a música da cerimônia,a escolha da empresa de som e luz não fica fora. Vem para a Rentech!

Videowall no Box Truss

Videowall no Box Truss

VideoWall no Box Truss serve em qualquer ambiente!

Painel de LED

Painel de LED

Locação de Painel de LED

Como funciona uma SmartTV

Como funciona uma SmartTV

Conheça um pouco mais

Como será sua futura televisão?

Como será sua futura televisão?

Feira de tecnologia indica tendências

Extensão MP4

Extensão MP4

Conheça mais sobre a extensão/formato MP4

Microssensor

Microssensor

Sensor faz com que dispositivos nunca precisem de bateria para ter energia

O que é um Videowall

O que é um Videowall

Por definição: video wall, videowall, data wall, datawall, media wall e mediawall são a mesma coisa: um vídeo wall.

Visão de camaleões pode ajudar a aprimorar câmeras de segurança

Visão de camaleões pode ajudar a aprimorar câmeras de segurança

Cientistas descobriram recentemente que os olhos dos animais podem prestar atenção em dois objetos ao mesmo tempo.

OLED e 4K

OLED e 4K

Afinal, o que é uma TV 4K ou OLED?

Painel de LED

Painel de LED

Os painéis de LED são uma evolução do projetor, com a vantagem de trazer muito mais qualidade de imagem para o seu evento.

Novo tradutor da Microsoft

Novo tradutor da Microsoft

Novo tradutor da Microsoft leva 50 idiomas para Smartfones e Smartwatches.

Torne a vida útil do seu Notebook infinita

Torne a vida útil do seu Notebook infinita

Você tem um notebook e quer prolongar sua vida útil? Cuidados com tela, teclado, bateria e a manutenção regular.

Dez curiosidades que poucos sabem sobre os aparelhos da Apple

Dez curiosidades que poucos sabem sobre os aparelhos da Apple

Lista com dez curiosidades sobre os gadgets da Apple.

Campanha sobre o fim do sinal analógico de TV

Campanha sobre o fim do sinal analógico de TV

De acordo com a Anatel dia 21/05/2015 entrou no ar a campanha sobre o fim do sinal analógico da TV aberta no Brasil.

Windows 10

Windows 10

Usuários com cópias pirata do sistema também vão poder usar o vindouro software, já sabemos. Mas, quais as limitações?

10 Fatos Curiosos sobre a Apple

10 Fatos Curiosos sobre a Apple

Fundada em abril de 1976, a Apple é uma das maiores e mais famosas empresas de tecnologia do mundo.

Aplicativos de tradução simultânea

Aplicativos de tradução simultânea

Japão investe em aplicativos de tradução simultânea para Olimpíadas de 2020

Projetores e Projeção

Projetores e Projeção

Saiba mais sobre os equipamentos que ainda são imbatíveis para criar imagens gigantes na sua sala.

Como funciona um Wi-Fi?

Como funciona um Wi-Fi?

As redes Wi-Fi são cada vez mais comuns no nosso dia a dia, e todo mundo fala sobre elas.

Crítica sobre tendência de televisores curvos

Crítica sobre tendência de televisores curvos

Fabricante de TVs critica tendência de televisores curvos

Monitores Touchscreen

Monitores Touchscreen

Dez pontos para que sua aplicação touch tenha sucesso.

Dicas para escolher uma impressora antes da locação

Dicas para escolher uma impressora antes da locação

Atente para as dicas antes de comprar ou locar sua impressora.

Opções de suportes para TVs

Opções de suportes para TVs

Quando se trata de locação de TVs em feiras, congressos, e eventos em geral, temos dúvidas sobre tipos de suportes.

Veja 10 dicas para resolver falhas na conexão HDMI

Veja 10 dicas para resolver falhas na conexão HDMI

Essas dicas nos ajudarão a minimizar problemas em nossa conexão HDMI, cabeamento 100% digital para multimídia.

Modelos de decoração com videowall

Modelos de decoração com videowall

O aluguel do videowall ajuda na decoração de stands, lojas, empresas, etc.

Vantagens no aluguel de TV's LCD

Vantagens no aluguel de TV's LCD

Descubra as vantagens de efetuar o aluguel de TV LCD

O que é um videowall?

O que é um videowall?

Conheça um pouco mais sobre o videowall e saiba por que utiliza-lo em seu evento.

10 Razões para alugar equipamentos

10 Razões para alugar equipamentos

Descubra porque alugar é mais interessante do que comprar.

5 Razões para alugar ao invés de comprar um iPad

5 Razões para alugar ao invés de comprar um iPad

Descubra as vantagens de alugar um iPad ao invés de comprá-lo.

Saiba porque participar de uma feira

Saiba porque participar de uma feira

O investimento X expectativa que as empresas criam, resultam da feira um diferencial valioso para suas imagens.

5 Dicas de ações após o evento

5 Dicas de ações após o evento

Tarefas simples que você não pode deixar de fazer.