Locadora rentech

Projetores e Projeção

ESCOLHA BEM 

Um projetor para home theater deve ter critérios específicos para exibições domésticas, que exige luz controlada e ambiente preparado para recebê-lo. Sendo assim, o fator menos importante é a especificação de brilho, medida em ANSI Lumens. Não que ela deva ser descartada, mas um equipamento capaz de exibir imagens com alto brilho é mais adequado para apresentações multimídia, onde geralmente as salas são iluminadas.

Em ambientes de home theater as luzes da sala deverão estar sempre desligadas, de preferência utilizando cortinas black-out para o bloqueio de qualquer luminosidade externa. Assim, é possível extrair o máximo de rendimento do produto, obtendo melhor fidelidade na reprodução de cores e dos tons mais escuros.

Vale lembrar que a luminosidade diminui à medida que o projetor se afasta da tela de exibição. Se o contrário for feito, a imagem ficará com brilho mais intenso. Sendo assim, não deixe de observar no manual as distâncias mínimas e máximas com as quais esses equipamentos trabalham.

A correta reprodução do cinza e suas variações (até chegar ao preto total) é medida pela taxa de contraste. Quanto maior o contraste, melhor. Mas não se engane pelos números superlativos. Isso porque, assim como aconteceu com os TVs, os fabricantes passaram a adotar o contraste dinâmico em seus aparelhos.

Projetores com relação de contraste dinâmico podem ultrapassar taxas de 150.000:1. Já os modelos com contraste típico apresentam números em média de 3.000:1. Em geral, para garantir uma correta reprodução dos tons escuros, prefira projetores que tenham, pelo menos, contraste de 2.000:1, o que significa dizer que o branco é duas mil vezes mais claro que o preto, ou que há dois mil tons de cinza separando o branco total do preto total. Reproduzindo uma variação maior de tons de cinza, teremos numa melhor definição da imagem como um todo, principalmente das pouco iluminadas.

Observe também a resolução nativa do aparelho e a relação de aspecto dele. Neste caso, não tem como abrir mão de modelos que tragam a resolução padrão 1920x1080p e relação de aspecto 16:9 (widescreen). Quanto maior for a tela de projeção, mais evidente ficam os pixels e os problemas (artefatos e ruídos) das imagens. Para que essas imperfeições não fiquem visíveis, resolução full HD é indispensável. Já um modelo com formato de apresentação de tela 4:3 irá deformar a imagem quando reproduzir um filme widescreen.

 

3D DE CINEMA

O efeito de profundidade das cenas e até mesmo os objetos que saltam para fora ficam mais evidenciados quando utilizamos o conjunto projetor e tela de projeção.

Por esse motivo, é indiscutível que a melhor experiência em 3D é obtida com o uso de um projetor compatível com esses sinais. Outro benefício é que nos equipamentos desenvolvidos para uso doméstico não existe a disputa de tecnologia (ativo x passivo) como acontece com os TVs, já que todos os modelos utilizam óculos ativos. Há no mercado modelos profissionais que usam a tecnologia passiva, no entanto eles ficam restritos às salas de cinema (caso das redes Cinemark e UCI, por exemplo) e ao mundo corporativo.

Outro recurso presente nos modelos mais avançados é a conversão de imagens 2D para 3D, que permite simular imagens tridimensionais de diferentes fontes de sinal, como decoder de TV paga e Blu-ray player, por exemplo. No entanto, assim como ocorre com os TVs, uma imagem tridimensional simulada não apresenta o mesmo nível de qualidade de um filme originalmente gravado em 3D. Além disso, alguns problemas inerentes à tecnologia, como o crosstalk (sobreposição das imagens) ficam mais evidentes e podem desagradar os usuários mais exigentes.

Como forma de evitar o crosstalk, os projetores mais sofisticados começaram a incorporar taxas de atualização de 120Hz ou 240Hz. Com isso, a leitura das imagens em 3D é feita com mais velocidade e a sincronização com a abertura e fechamento das lentes dos óculos ocorre de forma mais precisa, garantindo que cada olho receberá a imagem correta e minimizando o risco de sobreposição das cenas.

Mais raro ainda são os equipamentos que trazem o chamado “efeito cinema”. Esse recurso acrescenta quadros extras as cenas originais dos filmes, melhorando a nitidez das cenas com muito movimento, suavizando o contorno das bordas dos objetos e reduzindo borrões nas tomadas rápidas de câmera.

Fique atento ao número de entradas HDMI. O ideal é ter, pelo menos, duas. Isso é importante pois nem sempre queremos ligar todo o sistema de home theater para reproduzir o conteúdo armazenado, por exemplo, em um computador. Nesse caso, dá para conectar o notebook diretamente ao projetor e economizar energia deixando o restante do sistema desligado.


OUTROS RECURSOS

Os modelos mais sofisticados voltados para cinema doméstico já trazem o ajuste automático de íris, recurso que promete melhorar a exibição dos tons escuros, melhorando a taxa de contraste do aparelho. O ajuste funciona de maneira simples: a íris fecha o máximo possível quando nas imagens escuras, acontecendo o inverso na reprodução das mais claras. 

O processo é rápido e imperceptível para quem está assistindo ao filme, mas ao diminuir a abertura nas cenas escuras, a íris impede a passagem em excesso da luz do projetor, o que ressalta as tonalidades escuras e evidencia os diferentes tons de cinza. Nas cenas claras, a íris abre ao máximo deixando passar toda a luz da lâmpada, produzindo imagens com muito brilho e cores vivas.

A correção de keystone (efeito trapézio) minimiza as distorções que surgem na imagem quando o equipamento não está alinhado com o centro da tela. Nesses casos, a imagem assume a forma de um trapézio, já que a luz que passa pela lente chega a tela de projeção de diferentes distâncias. O keystone horizontal deve ser usado quando o aparelho está posicionado de forma lateral à tela. Já o vertical é mais indicado para os casos em que o projetor fica muito abaixo da área de exibição, situação pouco comum em cinemas domésticos. Embora essas correções diminuam o formato trapezoidal das cenas, quando utilizadas em excesso acabam por causar distorções.

Tentando diminuir isso, foi desenvolvido o ajuste de lentes, que permite movimentar esse acessório para cima, para baixo e em alguns casos para os lados, facilitando a correção de pequenos desalinhamentos. Trata-se de um ajuste fino e não serve para grandes distorções. A ideia é obter uma perfeita centralização da imagem na tela, sem que seja necessário deslocar o projetor.


MERCÚRIO OU LED?

As lâmpadas de mercúrio UHP (Ultra-high pressure) são um dos itens mais importantes de um projetor, também por isso costumam ser os mais caros na hora da manutenção. Assim como um televisor, um projetor também tem um tempo de vida estimado, que é determinado pelo número de horas que uma lâmpada dura. Em média, elas costumam apresentar 3 mil horas de vida útil, mas esses números podem variar para mais ou menos, dependendo do uso. Alguns cuidados básicos como evitar ligar e desligar constantemente o projetor aumentam a duração desse acessório. 

Além disso, existe um tempo para esfriamento da lâmpada (por meio de uma ventoinha) que deve ser respeitado. Sendo assim, evite operações liga/desliga desnecessárias, já que o "start" causa maior desgaste nos eletrodos da lâmpada. Se a intenção for desligar o aparelho por um período inferior a 30 minutos, é melhor deixá-lo ligado. Alguns modelos, quando chegam à metade de sua vida útil, projetam apenas 50% de luz da sua capacidade máxima, resultando em imagens com menor intensidade de brilho.

Há fabricantes que substituem as lâmpadas por LEDs, que têm como principal benefício o aumento da vida útil, que pode chegar até a 30 mil horas. Outro benefício da retroiluminação por LED é o fato de oferecer cores mais estáveis durante toda a sua vida útil, já que o brilho se mantém praticamente a 100% nesse período.

Alguns fabricantes adotam três LEDs, cada um destinado a uma das cores primárias formadoras da imagem. Como esses diodos são capazes de ascender e apagar de forma ultrarrápida, dispensam o uso da roda de cores nos projetores DLP, evitando o surgimento do efeito arco-íris.

 

MULTIMÍDIA

Eles não foram pensados para salas dedicadas de home theater, mas podem ser um bom aliado para quem busca grandes projeções em ambientes mais descontraídos.

São os chamados projetores multimídia, que unem bom brilho e resolução XGA (1280x800p) à portabilidade. O XJ-M255 de tecnologia DLP da Casio, por exemplo, tem resolução nativa XGA e 3.000 ANSI Lumens de brilho, ideal para locais onde não há controle rígido de luminosidade. Tem taxa de contraste de 1.800:1, iluminação por LED e é compatível com 3D. Como foi pensado para se adaptar as mais diferentes situações, conta com uma lente de curto alcance capaz de projetar imagens de até 100” numa distância de apenas 2m90 da tela.

Há ainda a categoria dos microprojetos, pouco maior do que um case de CD, mas que tem capacidade de projetar imagens com resolução HD. Nesse caso, o brilho costuma ser baixo, mas para projeções noturnas e com as luzes apagadas, são uma boa alternativa para imagens de até 70 polegadas. O Dell M110 de tecnologia DLP também usa LED como fonte de luz e tem apenas 3,4 cm de altura por 10,4 de largura e comprimento, pesando 360g. A resolução é XGA, seu brilho é de 300 Lumens e o contraste dinâmico é de 100.00:1, mas não é compatível com 3D.

Especificação Técnica

 

CONHEÇA AS TECNOLOGIAS

LCD (Liquid Cristal Display) - separa a luz branca da lâmpada em vermelho, verde e azul, enviando essa luz através do painel LCD, que abre ou fecha determinados pixels, gerando as outras cores e projetando a imagem na tela. Atualmente, os modelos para home theater contam com o sistema 3LCD, onde a luz branca proveniente da lâmpada é separada nas três cores primárias e direcionadas a três painéis LCD, um de cada cor primária, garantindo maior precisão e detalhamento das cenas.

DLP (Digital Light Processing) - Os projetores DLP de 3 chips conseguiram acabar com um dos principais problemas dessa tecnologia, o temido efeito arco-íris. Isso acontecia pois a roda de cor posicionada entre a lâmpada e o chip DMD (com milhares de micro-espelhos móveis), por mais rápido que girasse, não conseguia formar a imagem em velocidade suficiente para impedir o problema. Com a chegada dos modelos 3 DLPs, questão foi minimizada, já que a roda de cor é descartada. Isso porque um prisma divide a luz em cada cor primária, direcionando-as para seu próprio chip DMD, antes de levá-las para a lente de projeção.

LCoS – Liquid Crystal on Silicon é uma tecnologia híbrida do LCD e DLP, isso porque usa características comum as duas. Utiliza o mesmo princípio do chip reflexivo DMD, só que no lugar dos micro-espelhos, o chip LCoS usa cristais líquidos. Há dois sistemas de geração de cor: o que usa apenas um chip LCoS combinado com uma roda giratória com as cores primárias (mesmo conceito do DLP), e o que usa três chips, um para cada cor primária.

SXRD - contam com três painéis reflexivos de cristal líquido sobre silício (LCoS) nas cores vermelho, verde e azul, cuidadosamente alinhados para evitar interferências. Cada painel gera mais de 2 milhões de pixels, com espaçamento mínimo entre eles, resultando um maior nível de detalhamento.

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais

Como usar a opção do novo Edge para navegar com mais privacidade

Como usar a opção do novo Edge para navegar com mais privacidade

Versão do navegador que utiliza o motor do Chrome conta com um recurso para navegar com mais privacidade na internet

Como habilitar a nova função do Chrome para poupar memória RAM

Como habilitar a nova função do Chrome para poupar memória RAM

Nova função para "congelar abas" do Google Chrome pode fazer o navegador consumir menos memória RAM.

Saiba como escolher o Roteador Ideal!

Saiba como escolher o Roteador Ideal!

Dicas para fazer a compra certa

Painel de LED

Painel de LED

Benefícios do uso

Novo tema claro do Windows 10

Novo tema claro do Windows 10

Como ativar e usar

A botnet Mirai está de volta e ameaça a internet

A botnet Mirai está de volta e ameaça a internet

Veja algumas configurações para você fazer e se manter protegido contra as ameças do botnet Mirai

A diferença entre USB 2.0, 3.0, Tipo-A, Tipo-C e outros formatos e padrões

A diferença entre USB 2.0, 3.0, Tipo-A, Tipo-C e outros formatos e padrões

Tire todas as suas dúvidas sobre os números e letras que acompanham a sigla mais famosa da tecnologia

Como desabilitar a ferramenta de diagnósticos do Windows 10

Como desabilitar a ferramenta de diagnósticos do Windows 10

Recurso habilitado por padrão no Windows 10 pode deixar o seu computador lento. Veja como desabilitá-lo.

O Futuro do Windows

O Futuro do Windows

Conheça o Core OS e o Polaris

Notebook ou desktop?

Notebook ou desktop?

Conheça tudo sobre eles para fazer a melhor escolha

Touchscreen

Touchscreen

Conheça a História

Painel de LED Indoor ou Outdoor

Painel de LED Indoor ou Outdoor

Quais as Diferenças?

Atualizações do Windows

Atualizações do Windows

Microsoft Promete que Próximas Atualizações do Windows Serão mais Rápidas

Copa do Mundo FIFA 2018

Copa do Mundo FIFA 2018

Rússia será a sede da Copa do Mundo 2018!

Conheça Acessórios que Deixam a sua TV Inteligente

Conheça Acessórios que Deixam a sua TV Inteligente

Fire TV Stick, Apple TV, Nvidia Shield TV e Chromecast

Iluminação para Eventos!

Iluminação para Eventos!

Dicas para Você não Errar na Hora de Escolher

Como Limpar a Tela da TV

Como Limpar a Tela da TV

Dicas Úteis para Conservar os Equipamentos!

Rádio Comunicador

Rádio Comunicador

Entenda como o Rádio Comunicador Aumenta a Produtividade de Comunicação em seu Evento

O que é TV 4K?

O que é TV 4K?

Saiba o que é TV 4K, uma TV com resolução quatro vezes maior que a Full HD!

Telas Holográficas

Telas Holográficas

Só Devem ser Realidade Daqui a Cinco Anos

Qual a diferença entre Resolução Nativa e Suportada em um Projetor?

Qual a diferença entre Resolução Nativa e Suportada em um Projetor?

Felizmente entender o que cada um deles significa é um processo bastante simples.

A Importância de uma Boa Sonorização Para seu Evento

A Importância de uma Boa Sonorização Para seu Evento

Fazer um Ambiente com um Som Adequado é Muito Importante no seu Evento

Como transferir arquivos de um PC com Windows para um Mac

Como transferir arquivos de um PC com Windows para um Mac

Migrar do Windows para o Mac é como encarar um mundo completamente diferente!

A Estrutura Box Truss vem fazendo sucesso!

A Estrutura Box Truss vem fazendo sucesso!

Está cada vez mais frequente o uso de Estrutura Box Truss em eventos, além de econômico, deixa o seu evento modernizado.

Aluguel de painel de LED para festas – 5 ideias para uma festa surpreendente!

Aluguel de painel de LED para festas – 5 ideias para uma festa surpreendente!

A angústia de ter que organizar uma festa surpreendente para os convidados é grande. A Rentech é a solução!

Box truss, como utilizar no seu evento?

Box truss, como utilizar no seu evento?

Em quase todo evento existem aquelas estruturas metálicas para suporte de palcos e banners. São chamadas de box truss, saiba como utilizar no seu evento.

TV digital e as mudanças no sinal analógico

TV digital e as mudanças no sinal analógico

A TV Digital aberta é a evolução da TV que todos nós conhecemos. É um novo tipo de sinal de TV gratuito que proporciona uma imagem sem chuviscos e fantasmas e um som sem chiados.

Cinco formas de usar tablets nos seus eventos

Cinco formas de usar tablets nos seus eventos

A utilização de tablets torna sofisticado a interação com o usuário, além de ampliar o caráter digital de seu evento

Utilização do painel de led em exposições

Utilização do painel de led em exposições

Investir em painéis de led é uma forma de chamar atenção e ganhar visibilidade em qualquer evento!

Sonorização de ambiente, por onde começar?

Sonorização de ambiente, por onde começar?

Antes de se pensar em qualquer projeto de sonorização de ambientes, é interessante que analisemos algumas variáveis.

LED na Iluminação

LED na Iluminação

Os LEDs são componentes eletrônicos que geram luz com baixo consumo de energia.

Painéis de LED

Painéis de LED

O mercado cresceu e oferece uma grande variedade de modelos e marcas. Saiba quais as tecnologias existentes.

Tamanhos de Monitores / TV

Tamanhos de Monitores / TV

Trabalhamos com Monitores / TV de 22" á 80"

Tradução Simultânea

Tradução Simultânea

Também conhecida por (Interpretação Simultânea ou Interpretação de Conferência) é o ato de traduzir oralmente.

5 dicas para que a sua TV de LED dure mais

5 dicas para que a sua TV de LED dure mais

LED é a tecnologia que a maioria das pessoas hoje em dia querem para as suas televisões,são bonitas e com uma boa imagem

Video Wall para Casamento e a Importância de Som e Luz

Video Wall para Casamento e a Importância de Som e Luz

Além da preocupação com a música da cerimônia,a escolha da empresa de som e luz não fica fora. Vem para a Rentech!

Videowall no Box Truss

Videowall no Box Truss

VideoWall no Box Truss serve em qualquer ambiente!

Painel de LED

Painel de LED

Locação de Painel de LED

Como funciona uma SmartTV

Como funciona uma SmartTV

Conheça um pouco mais

Como será sua futura televisão?

Como será sua futura televisão?

Feira de tecnologia indica tendências

Extensão MP4

Extensão MP4

Conheça mais sobre a extensão/formato MP4

Microssensor

Microssensor

Sensor faz com que dispositivos nunca precisem de bateria para ter energia

O que é um Videowall

O que é um Videowall

Por definição: video wall, videowall, data wall, datawall, media wall e mediawall são a mesma coisa: um vídeo wall.

Visão de camaleões pode ajudar a aprimorar câmeras de segurança

Visão de camaleões pode ajudar a aprimorar câmeras de segurança

Cientistas descobriram recentemente que os olhos dos animais podem prestar atenção em dois objetos ao mesmo tempo.

OLED e 4K

OLED e 4K

Afinal, o que é uma TV 4K ou OLED?

Painel de LED

Painel de LED

Os painéis de LED são uma evolução do projetor, com a vantagem de trazer muito mais qualidade de imagem para o seu evento.

Novo tradutor da Microsoft

Novo tradutor da Microsoft

Novo tradutor da Microsoft leva 50 idiomas para Smartfones e Smartwatches.

Torne a vida útil do seu Notebook infinita

Torne a vida útil do seu Notebook infinita

Você tem um notebook e quer prolongar sua vida útil? Cuidados com tela, teclado, bateria e a manutenção regular.

Dez curiosidades que poucos sabem sobre os aparelhos da Apple

Dez curiosidades que poucos sabem sobre os aparelhos da Apple

Lista com dez curiosidades sobre os gadgets da Apple.

Campanha sobre o fim do sinal analógico de TV

Campanha sobre o fim do sinal analógico de TV

De acordo com a Anatel dia 21/05/2015 entrou no ar a campanha sobre o fim do sinal analógico da TV aberta no Brasil.

Windows 10

Windows 10

Usuários com cópias pirata do sistema também vão poder usar o vindouro software, já sabemos. Mas, quais as limitações?

10 Fatos Curiosos sobre a Apple

10 Fatos Curiosos sobre a Apple

Fundada em abril de 1976, a Apple é uma das maiores e mais famosas empresas de tecnologia do mundo.

Aplicativos de tradução simultânea

Aplicativos de tradução simultânea

Japão investe em aplicativos de tradução simultânea para Olimpíadas de 2020

Como funciona um Wi-Fi?

Como funciona um Wi-Fi?

As redes Wi-Fi são cada vez mais comuns no nosso dia a dia, e todo mundo fala sobre elas.

A TV inteligente e os selfies do futuro

A TV inteligente e os selfies do futuro

As TV's inteligentes dominarão o mercado

Crítica sobre tendência de televisores curvos

Crítica sobre tendência de televisores curvos

Fabricante de TVs critica tendência de televisores curvos

Monitores Touchscreen

Monitores Touchscreen

Dez pontos para que sua aplicação touch tenha sucesso.

Dicas para escolher uma impressora antes da locação

Dicas para escolher uma impressora antes da locação

Atente para as dicas antes de comprar ou locar sua impressora.

Opções de suportes para TVs

Opções de suportes para TVs

Quando se trata de locação de TVs em feiras, congressos, e eventos em geral, temos dúvidas sobre tipos de suportes.

Veja 10 dicas para resolver falhas na conexão HDMI

Veja 10 dicas para resolver falhas na conexão HDMI

Essas dicas nos ajudarão a minimizar problemas em nossa conexão HDMI, cabeamento 100% digital para multimídia.

Modelos de decoração com videowall

Modelos de decoração com videowall

O aluguel do videowall ajuda na decoração de stands, lojas, empresas, etc.

Vantagens no aluguel de TV's LCD

Vantagens no aluguel de TV's LCD

Descubra as vantagens de efetuar o aluguel de TV LCD

O que é um videowall?

O que é um videowall?

Conheça um pouco mais sobre o videowall e saiba por que utiliza-lo em seu evento.

10 Razões para alugar equipamentos

10 Razões para alugar equipamentos

Descubra porque alugar é mais interessante do que comprar.

5 Razões para alugar ao invés de comprar um iPad

5 Razões para alugar ao invés de comprar um iPad

Descubra as vantagens de alugar um iPad ao invés de comprá-lo.

Saiba porque participar de uma feira

Saiba porque participar de uma feira

O investimento X expectativa que as empresas criam, resultam da feira um diferencial valioso para suas imagens.

5 Dicas de ações após o evento

5 Dicas de ações após o evento

Tarefas simples que você não pode deixar de fazer.